O currículo da Escola da Gente é elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), onde são “fixados conteúdos mínimos de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais” (BRASIL, 1988). Essa base nacional comum, deverá ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, como é o caso da Escola da Gente.

Educação Infantil

Como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil é o início e o fundamento do processo educacional. Tem o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades das crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens.

Ensino Fundamental

Os anos iniciais do Ensino Fundamental, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.